No fim de semana passado, várias centenas de nós reunimo-nos em Washington, DC, na conferência do Instituto Ron Paul para proclamar novamente a nossa dedicação à causa da liberdade e a nossa oposição a constantes agressões do governo dos EUA a essa liberdade. Os nossos colaboradores incluíram velhos amigos como o juiz Andrew Napolitano, que explicou que a Declaração de Direitos não foi acrescentada à Constituição para conceder liberdades aos americanos, mas para reconhecer as liberdades já existentes para todas as pessoas – independentemente da nacionalidade – em virtude da sua humanidade.
É por isso que o governo dos EUA estava propositada ou involuntariamente errado quando tentou argumentar que o fundador da Wikileaks, Julian Assange, não tinha o privilégio das nossas proteções da Primeira Emenda por não ser americano. Na verdade, tem direito a estas liberdades porque é humano.
Se os nossos direitos e liberdades nos são concedidos pela Natureza ou Criador, então como podemos fazer com que o governo pare de interferir com a intenção do nosso Criador? Como disse à multidão no evento, uma coisa que devemos fazer é educar-nos. Devemos ler, estudar e ouvir outros para que possamos partilhar melhor a mensagem da liberdade com os outros. Esta é a razão pela qual o meu Instituto de Paz e Prosperidade define nas suas conferências regulares: para ajudar as pessoas a aprender sobre estas questões para que possam transmiti-las melhor. E é por isso que mesmo com os desafios atuais, o nosso movimento continua a crescer.
A boa notícia, como costumo dizer, é que não é assim tão complicado. Como disse ao nosso grupo no fim de semana passado, uma das melhores formas de restaurar a liberdade é simplesmente… Acabar com a Fed!
Em muitos aspetos, a Reserva Federal é a maior ameaça às nossas liberdades. Os políticos falam infinitamente sobre a necessidade de reduzir a inflação. Todos eles reconhecem que se tornou um problema sério e cada um tem o seu próprio plano para lidar com isso. Mas ignoram a verdadeira causa da inflação. A Fed é o motor da inflação! Ignorar isto ao afirmar que se combate a inflação é apenas ignorar o problema.
A Fed é a razão pela qual conseguimos estar em guerra quase constantemente desde 1913. Porque estamos constantemente em guerra? Porque a Fed foi criada para beneficiar as elites ricas, e nada enriquece mais a elite rica do que a guerra constante. A Fed imprime o dinheiro para as guerras e depois os seus companheiros embolsam o dinheiro das guerras.
Alguém acredita realmente que os 200 mil milhões de dólares que gastámos na Ucrânia foram realmente para a Ucrânia? Claro que não. Foram para quem tem boas ligações ao Governo, a maioria dos quais opera num raio próximo de Washington DC.
A Fed cria divisões na nossa sociedade. Isto coloca os ricos contra os pobres. Claro que os pobres recebem senhas de ração de comida, mas os ricos recebem vales de comida muito maiores através de um mal chamado “corporatismo”. E os pobres que foram “ajudados” durante vários anos com assistência social da Fed estão agora a receber a conta. O projeto de lei vem sob a forma de inflação, que é um imposto. Se o pão subir 50%, os ricos dificilmente se apercebem. Mas os pobres sentem esse aumento muito diretamente.
É por isso que a adoção de uma “plataforma de liberdade” deve primeiro exigir estes dois passos importantes: compreender a origem das nossas liberdades e terminar a maior ameaça a estas liberdades: a Reserva Federal!
Texto de Dr. Ron Paul, publicado originalmente no site do Ron Paul Institute.
Tradução de Bruno Garcia
Nota do libertarios.pt: A Reserva Federal, como banco central dos Estados Unidos, é o equivalente para a Europa ao Banco Central Europeu. Os males que a Fed provoca nos Estados Unidos são os mesmo males que o Banco Central Europeu provoca na Europa.